Vacinação para pacientes que fizeram bariátrica

 Paciente que fez bariátrica faz parte do grupo de risco?

A cirurgia bariátrica diminui em 48% o risco de mortalidade por Covid-19, diminui em 113% o risco de internação, diminui em 74% o risco de UTI e em 64% o risco de intubação. Levando isso em consideração, a cirurgia bariátrica melhora todos os fatores metabólicos, imunológicos e inflamatórios dos pacientes, fazendo com que não sejam parte do grupo de risco.

Afinal, pacientes que fizeram bariátrica podem vacinar?

Devido ao fato dos pacientes não fazerem parte do grupo de risco, no Brasil, os pacientes não estão sendo vacinados, exceto nos casos de idade e comorbidades. Os cuidados dos pacientes bariátricos devem ser os mesmos de uma pessoa normal.

Mas há alguma exceção?

O Município do Rio de Janeiro decidiu por incluir os pacientes bariátricos operados. Vale lembrar que essa foi uma decisão individualizada da Secretaria Municipal de Saúde deste Município e válida somente para o mesmo, pois a cirurgia bariátrica não é fator de comprometimento da imunidade.

Conclusão.

Até a data desta publicação, o caso no Município do Rio de Janeiro foi o único a liberar a vacinação para pacientes que passaram pela bariátrica. Como cada Município tem autonomia na gestão da vacinação, podem acontecer mais casos de Municípios que incluem pacientes bariátricos na vacinação, mas isso não significa que será válido para todo o território nacional. Por issoS, é importante acompanhar a campanha de vacinação da sua região.

_________________________________________________________________________________________

📍Fonte: https://www.sbcbm.org.br/nota-oficial-sobre-vacinacao-contra-covid-19-em-pacientes-bariatricos/

Quer saber mais? tire suas dúvidas.
📞Contatos: (66) 3423-1462 / 3423-1987 /99655-3248

RT: Dr. João Paulo Lopes Neto (CRM 3218/MT; RQE 2561; RQE 5060)